Mexilhões gratinados

Isso é uma delícia!! Aperitivo, petisco, entrada, que não se consegue parar de comer. É outra delícia da cozinha italiana, principalmente no verão. Para fazer, basta limpar os mexilhões (podem ser comprados limpos!) e fazer a farofinha. Servido com vinho branco gelado “frizzantino” é o que tem de bom.

mexilhoesgratinados.jpg

Ingredientes
1/2 kg de mexilhões
1 dente alho
4-5 colheres de azeite
salsinha
manjericão
½ cebola
2 (sopa) colheres de farinha de rosca
2 (sopa) colheres de queijo ralado (usei picante)
1 tomate

Preparo
1. Numa frigideira larga aqueça o azeite e junte o alho, quando ficar quente junte os mexilhões e cubra com a tampa. Depois de cinco minutos, tire da frigideira com uma escumadeira e reserve o caldo. (elimine as conhas que não abrirem e as quebradas)
2. Preparo do recheio: pique a cebola, a salsinha, manjericão, o tomate sem pele, junte o queijo ralado, a farinha de rosca e ponha uma colher de azeite e uma colher do caldo formado na frigideira. Deve ficar como uma farofinha úmida. Tempere com pouco sal e pimenta preta.
3. Separe as conchinhas deixando o mexilhão numa metade. Coloque a farofa sobre o mexilhão (fiz a mão apertando um pouquinho) e disponha em uma assadeira (forrei com papel manteiga). Pincele com um pouco de azeite cada uma e depois leve assar por 10-15 minutos a 180 graus até ficarem douradinhos.

Questa voce è stata pubblicata in entradas/antipasti, peixes/pesci e contrassegnata con , , , , . Contrassegna il permalink.

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...