O bacalhau à moda romana é uma receita tradicional típica para períodos de festa. Esta receita é ótima porque é simples e fácil de preparar e para quem gosta de agridoce é o máximo. Atenção somente aos pequenos detalhes como acertar o sabor, porque o doce e o salgado se misturam de modo harmonioso, sem exagero de nenhum lado. Usei o bacalhau dessalgado com os filés bem altos que para esta receita é perfeito.

Ingredientes
1 Kg de bacalhau dessalgado (ideal o lombo que é mais alto)
farinha de trigo
2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
1 colher de açúcar
½ copo de vinho branco e ½ copo de vinagre de maçã
3-4 colheres de uvas passas
400g de tomate pelado
salsinha picada
30g de pinoli
Pimenta
Sal

Preparo
1. Corte o bacalhau em pedaços grossos.
Tire cuidadosamente as espinhas e osso, mesmo com ajuda de pinça adequada. Eu deixo a pele porque dá mais sabor e consistência ao molho, mas fica ao gosto de cada um.
Passe os pedaços na farinha de trigo, sem exagero.
2. Ponha 4 colheres de azeite numa frigideira antiaderente e frite rapidamente (se tem pele primeiro no lado da pele) dos dois lados para ficar dourado.
Reserve os pedaços de bacalhau frito; enquanto isso deixe de molho as uvas passas no vinho misturado com o vinagre.
3. Na mesma frigideira larga, refogue a cebola com mais 4 colheres de azeite, a salsinha e 2 colheres de açúcar.
Junte o tomate pelado cortado em pedaços e o molho que vem junto. Agora coloque a uva passa escorrida, mas deixe reservado o líquido e deixe o molho em fogo baixo por 15-20 minutos.
4. Ponha os pedaços de bacalhau frito sobre o molho, sem sobrepor os pedaços, junte os pinoli e acerte o sabor com o líquido da uva passa, (prove) sal e pimenta. Vire uma ou duas vezes com cuidado, por quinze minutos mais ou menos. Deve ficar meio agridoce e com molho, se secar junte um pouco mais de água.
Desligue e deixe descansar por alguns minutos.
