Copiei da mãe, que por sua vez copiou de um livro que ganhou quando se casou… o da Helena Sangirardi, talvez alguém conheça esta maravilhosa cozinheira nos anos 60… Tudo feito a mão: massa, recheio, montagem etc. É para quem gosta de passar tempo na cozinha, como eu :). O resultado vale a pena: pastel crocante, fragrante e leve. Fiz grandinhos porque era para o jantar…
Ingredientes
Massa
½ quilo de farinha de trigo
2 ovos inteiros
½ copo mais ou menos de salmoura feita com água fria e sal
4 colheres de cachaça.
Recheio
½ quilo de carne moída
3 colheres de óleo
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho esmagado
salsinha picada
2 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas
1 ovo picado
sal, pimenta preta
2 colheres de sopa de cachaça.
Preparo
Massa
Peneire a farinha sobre uma mesa, faça um monte, abra uma cova no centro e deite dentro os ovos inteiros e um pouco de salmoura. Misture tudo muito bem, amasse e vá juntando aos poucos a salmoura e a cachaça até que forme uma massa lisa e uniforme de boa consistência, isto é, nem dura e nem mole demais. Deixe descansar por uma hora.
Recheio
Aqueça o óleo e junte a carne, deixe fritar bem, junte a cebola e o alho. Tempere com sal e pimenta. Quando estiver sequinho, junte a cachaça e deixe evaporar. Depois deixe mais uns 15 minutos, juntando algumas gotas de água se for necessário. Coloque a salsinha, as azeitonas e o ovo picado.
Montagem
Forme os pastéis com a massa espichada, fiz com seis centímetros de diâmetro. Feche bem com a ajuda de um garfo e frite em óleo quente. Eu fritei em uma panelinha alta, um de cada vez, não deixe ficar escuro deve ficar cor dourada clara. Tire, deixe escorrer e sirva.
Olá Jane,
Que delícia de pastel, já anotei a receita e vou testar, adoro um pastel com guaraná!
Beijos
Obrigada Regina,
pastel é uma delícia sem tempo mesmo!!
beijos para vocês