É a massa com frutos do mar mais apreciada, incondicionalmente, por todos em Roma. Em qualquer restaurante à base de peixe, o espaguete ao vôngole , também chamado berbigão, é sempre a melhor pedida! Fazer em casa não é difícil só “expurgar” as conchinhas (super fácil, deixe na água salgada fria por 2-3 horas). Na hora de fazer é rápido!

Ingredientes
1/2 kg de espaguete
1 kg de vôngoles com conchinhas
2 dentes de alho
1 maço de salsinha picada
1/2 copo de vinho branco
4 colheres de azeite
pimenta vermelha tipo malagueta
Preparo
1. Limpeza das conchinhas: ponha as conchinhas em uma bacia com água fria e 2 colheres de sal, deixe na salmoura por 2 horas (eu deixo na geladeira). Depois tire os vôngoles com as mãos para não pegar a areia que ficou no fundo. Passe na água corrente.
2. Numa frigideira grande e larga, coloque 3-4 colheres de azeite e os alhos descascado e deixe-os dourar.
3. Coloque os vôngoles escorridos com a chama alta cobrindo com uma tampa. Junte o vinho branco e a salsa picadinha. Em poucos minutos as conchinhas se abrem. Apague o fogo para que não endureçam.
Tire os vôngoles com a escumadeira, reservando o líquido formado.
4. Cozinhe o espaguete e escorra pouco antes que fique pronto! Reserve a água do cozimento. Coloque a massa na frigideira com o líquido dos vôngoles e misture bem. Prossiga o cozimento da massa até ficar cremosinha.
5. Junte os vôngoles (coloco a metade sem a casquinha, mas é opcional), mais um pouco de salsinha e a pimenta.
Sirva bem quente!
Obs. O ideal é formar um creminho dos frutos de mar e a água da fervura da massa, o sal é usado só na água do cozimento da massa.

