Comi essa massa em um restaurante no interior e fiquei surpresa com o sabor e a originalidade. A carne magra bem macia e as frutinhas vermelhas dão um equilíbrio perfeito para uma nova experiência culinária. Na receita original a massa é de farinha integral, se encontrarem massa seca integral fica melhor ainda, porque tem um sabor rústico!

Ingredientes
500g de massa tipo espaguete
400g de lombinho de porco magro
½ cebola
5 tomates pequenos
1 dente de alho
4 colheres de azeite
2 colheres de manteiga
sálvia, sal e pimenta do reino
150g de frutas vermelhas (podem ser congeladas)
4 colheres de queijo parmesão ralado
Preparo
Para começar, corte a carne em pedacinhos bem pequenos e fininhos.
Se as frutas vermelhas forem congeladas, deixe descongelar, devem ser usadas na temperatura ambiente.
Coloque em uma frigideira bem larga a manteiga, o azeite, a cebola picada e o alho. Junte a carne e a sálvia e deixe dourar bem. Agora coloque os tomates picadinhos, o sal e a pimenta do reino. Deixe pelo menos 20 minutos, a carne deve ficar “super macia”. Se secar muito acrescente um pouquinho de água.
Agora cozinhe a massa em água salgada e escorra bem “al dente” diretamente na frigideira separando meia xícara da água da fervura. Misture tudo muito bem.
Agora é hora de juntar o queijo parmesão e as frutas com o fogo desligado! Se ficar seca, junte um pouco da água da fervura, prove o sal e sirva com algumas frutas por cima.
Nota: As frutas que usei são mirtilo, framboesa, groselha e amora. Não aconselho o morango porque solta muito líquido. Se vocês tiverem pitanga fica muito bom também. Mais uma dica: não exagerem nas frutas vermelhas devem apenas dar “o toque original”.
L’ha ripubblicato su Cozinhando em Romae ha commentato:
um sucesso garantido…