Mais uma combinação de bons ingredientes e preparação super simples. Bem típico da cozinha italiana. Pode ser usado com aspargos frescos, nesse caso precisa cortas a parte mais dura do caule, congelado que é mais prático e fica muito bom e em conserva que dá um sabor diferente, mas muito gostoso. Fiz com a massa chamada “orecchiette” (orelhinha, literalmente), mas pode-se fazer com todos os tipos de massa curta.
Ingredientes
500g de massa curta
250g de aspargos
500g de tomates cerejas
100g de amêndoas
100g queijo parmesão ralado
manjericão
4 colheres de azeite
2 dentes de alho picadinhos
Preparo
– Os aspargos podem ser frescos, congelados ou em conserva. Dê uma aferventada se foram frescos ou congelados e use a água da fervura para cozinhar a massa. Primeiro corte em pedacinhos e reserve as pontas.
– Agora refogue em uma panela larga o alho no azeite e junte os tomates picadinhos, a pimenta e quando desaparecer a água dos tomates junte os aspargos.
– Pique as amêndoas à mão e toste em uma frigideira até dourar. Reserve.
– Agora ferva a massa em água salgada no tempo indicado e escorra, reservando um pouco da água.
– Despeje a massa no molho preparado, misture bem adicionando por fim as pontas dos aspargos e água da fervura se for necessário.
– Fora do fogo junte o queijo ralado o manjericão e as amêndoas tostadas por cima e sirva.
