A alcachofra é uma das verduras mais usadas por aqui, tem duas preparações fundamentais: à romana e à judia que é frita (maravilhosa). Também usa-se muito com massa, risoto e omelete que fica ótimo. É uma presença obrigatória no período de Páscoa. Esta receita “à romana” é a mais popular e eu logo que cheguei aqui aprendi e faz parte do nosso dia a dia. Existem vários tipos de alcachofras, a de Roma é mais redonda e gordinha (mammole), portanto mais suculenta e perfeita para esta preparação.

Ingredientes
2 ou mais alcachofras grandes
2-3 dentes de alho
5 colheres de azeite
Salsinha picada
Pimentinha malagueta
1/2 copo de vinho branco seco
Limão

Preparo
1. Limpe as alcachofras cortando a parte superior da flor e as folhas externas mais duras. Apare o caule e a base com uma faca pequena afiada até aparecer a cor mais rosada. Pode-se fazer inteira ou cortada pela metade.
Deixe na água com limão para não escurecer.
2. Leve ao fogo uma panela com o azeite e o alho para dourar e depois junte as alcachofras com o caule para cima (se forem longos corte e cozinhe junto), ou deitadas com a parte interna para baixo.
Junte a salsinha, sal e pimenta malagueta e o vinho branco.
3. Coloque 1 copo de água e depois tampe e deixe cozinhar por 15 minutos (depende da qualidade da alcachofra), não deixe secar e nem exagere na água.
Prove com um garfo para ver se está bem cozida e macia.
Sirva com o molhinho do fundo da panela.
