Risoto com creme de lagostins

Mais um clássico da cozinha italiana. Muito em moda nos anos 80, sempre saboroso e incomparável. A preparação deve ser feita por etapas que não tem erro. Para limpar os lagostins, é preciso ter em mãos uma tesoura de cozinha. É um crustáceo muito delicado mas com uma carapaça grossa e espinhuda (vale a pena, não desistir). Primeiro retire a cabeça delicadamente e depois corte a casca pela barriga, onde ela é mais mole, e retire também o rabinho. Com a cabeça e cascas se faz o caldo que servirá para o risoto. Eu modifiquei a receita clássica deixando mais leve, eliminando o creme de leite. As etapas são: primeiro limpar os lagostins, depois fazer o caldo e enfim começar o risoto.

risotolagostim

Ingredientes

800g de lagostins
400g de arroz arbóreo
500g de tomates  “pelati”
2 cebolas médias
Manteiga
Salsa e manjerona
2 copos de leite integral
1 copo de conhaque
vinho branco
Óleo
Sal e pimenta preta

Preparo
1. Limpar os lagostins retirando a carapaça com a ajuda de uma tesoura e reservando a carne.
2. Preparar o caldo. Em uma panela grande, colocar uma colher de manteiga com uma cebola média picada e refogar poucos minutos. Juntar as cascas e cabeças dos lagostins e deixar por mais 10 minutos, depois juntar ½ copo de conhaque. Com uma colher de pau esmagar as cascas e cabeças para retirar todo o sabor dos lagostins. Quando o álcool evaporar, juntar o sal, pimenta os tomates e o leite. Acrescentar depois ½ litro de água ou caldo de verduras. Deixar ferver por mais 20 minutos. Reserve.
3. Preparar o risoto. Em uma panela larga, fritar ½ cebola com óleo e juntar o arroz, tostar com 2  colheres de vinho branco depois começar cozinhar mexendo sempre e colocando o creme de lagostins passados na peneira (eu deixei a panela com o caldo ao lado e com uma concha colocava sobre um coador grande diretamente no risoto). Cozinhar o arroz deixando bem cremoso e úmido.
4. Em uma frigideira antiaderente, colocar uma ou duas colheres de manteiga e dourar a carne dos lagostins (que estavam separados) com sal, pimenta e um pouco mais de conhaque. Deixar evaporar.
Juntar os lagostins ao risoto. Acrescentando mais uma colher de manteiga (deve ficar bem cremoso).
Servir com um pouco de salsinha picada.

Questa voce è stata pubblicata in arroz especial/riso speciale, peixes/pesci. Contrassegna il permalink.

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...