Risoto com creme de lagostins

Mais um clássico da cozinha italiana. Muito em moda nos anos 80, sempre saboroso e incomparável. A preparação deve ser feita por etapas que não tem erro. Para limpar os lagostins, é preciso ter em mãos uma tesoura de cozinha. É um crustáceo muito delicado, mas com uma carapaça grossa e espinhuda (vale a pena, não desista). Primeiro retire a cabeça delicadamente com as mãos e depois corte a casca pela barriga, onde ela é mais mole, e retire também o rabinho. Com a cabeça e cascas se faz o caldo que servirá para o risoto. As etapas são: primeiro limpar os lagostins, depois fazer o caldo e enfim começar o risoto.

Ingredientes

800g de lagostins
400g de arroz arbóreo
4-5 tomates maduros
2 cebolas médias
3 colheres de sopa de manteiga
Salsa
2 colheres de conhaque
Azeite
Sal e pimenta preta

Preparo
1. Limpe os lagostins retirando a cabeça., o rabinho. Para retirar a carapaça é melhor usar uma tesourinha na barriga e reserve a carne.

2. Preparo do caldo: Coloque numa panela as cascas e cabeças dos lagostins  com 1 colher de manteiga, 1 cebola média em pedaços, galhinhos de salsa, tomates,  sal, pimenta do reino e 1 litro de água fria. Leve ao fogo por 20 minutos mais ou menos. Agora bata tudo no liquidificador e depois passe na peneira. Reserve. Será o caldo a ser usado para fazer o risoto.

3. Preparo do risoto: Em uma panela larga aqueça o arroz com 2  colheres de azeite, coloque conhaque e deixe evaporar. Mexendo sempre e junte aos poucos o caldo preparado e filtrado. O arroz deve ficar bem cremoso e úmido (não aguado).

4. Em uma frigideira antiaderente, colocar uma colher de manteiga e dourar a carne dos lagostins (que estavam separadas) com sal, pimenta e um pouco mais de conhaque. Deixe no máximo 2 minutos. Junte os lagostins ao risoto quando ficar pronto. Acrescente mais uma colher de manteiga (deve ficar bem cremoso).

Servir com salsinha picada.

Lascia un commento