Na Sexta-feira Santa o bacalhau da mãe é sagrado!! É uma receita clássica e básica que comemos desde criança. Há um sutil equilíbrio entre a quantidade de batatas, cebolas e bacalhau, os ingredientes são só estes. Tudo perfumado com azeite português e salsa bem picadinha.
Ingredientes
1,5 kg de bacalhau dessalgado
800 g de batatas cozidas “al dente” e cortadas em rodelas médias
400 g de cebolas cortadas em rodelas
salsinha picada
pimenta do reino
1 xícara de azeite
5 ovos cozidos cortados em rodelas
azeitonas pretas
Preparação
Leve o bacalhau ao fogo com água fria e quando começar a ferver, desligue, deixe esfriar, retire a pele e espinhos, formado lascas.
Em uma frigideira grande e larga aqueça 5-6 colheres de azeite e refogue a cebola, até dourar (deixo dourar bem). Junte a pimenta do reino a gosto e as lascas de bacalhau e deixe pegar o gosto por uns 5 minutos, prove o sal.
Monte o prato em uma travessa grande.
Primeiro, unte a travessa com azeite e ponha uma camada de batatas, depois o bacalhau com a cebola, forme as outras camadas e termine com rodelas de cebola refogada. Enfim coloque as azeitonas, ovos cozidos em fatias e salsinha. Coloque o resto do azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno quente por 45 minutos, depois retire o papel e deixe dourar a parte superior.