Além de ser puríssimo, receita mais do que básica, e sem gordura nenhuma (só para untar), fazer este pão é uma boa atividade física. Com paciência a espera será recompensada, além do cheirinho único de pão assando em casa… Vamos lá!

Ingredientes
600g de farinha de trigo
10g ou 1 colher de sopa de fermento seco
450 ml de água morna
2 colherinhas de sal
1 colherinha de açúcar
leite para pincelar (opcional)
Prepare o fermento
Em uma tigelinha coloque o fermento, a água e o açúcar. Misture com uma colher, cubra e coloque em lugar protegido até formar uma espuma (uns 15 minutos).
Faça a massa e sove
Agora ponha a farinha sobre uma superfície – reserve um pouco -, faça um “buraco” no meio e junte todo o fermento com a água aos poucos, acrescente o sal e comece a sovar lentamente. Se precisar, junte a farinha reservada, mas não deixe a massa dura. A massa deve ficar lisa e elástica, e desgrudar completamente da mesa.
Sove (marcando no relógio) pelo menos 10 minutos!
Tempo para crescer
Agora coloque em uma bacia de plástico, cubra com um pano e deixe a massa crescer em lugar reparado por 1 hora e meia.
Quando a massa dobrar de volume, coloque-a numa superfície e “tire o ar” usando os punhos por 2 a 3 minutos. Dê a forma desejada ao seu pão. Eu fiz dois redondos e dois compridinhos.
Coloque os pães numa forma untada com óleo, cubra e deixe crescer por mais uma hora.
Assar o pão
Agora ligue o forno a 180 graus, pincele os pães com leite para formar uma crostinha dourada e mais fininha e leve-os para assar por cerca de 35-40 minutos depende do forno.
Tire quando estiverem dourados. Os pães devem ficar leves e fazendo “toc-toc” quando se bate em baixo. Tire do forno, cubra-os com um pano, até esfriar.
Tô fazendo a receita…mas você fala para colocar a água no fermento e depois água na farinha, fiquei na dúvida…….pois só fala de 450 ml de água.
Oi querida, dá uma conferida que corrigi a parte que não estava clara! Qualquer coisa me escreva e não esqueça de postar a foto. Beijo