Passata di pomodori

Há muitos modos de fazer a passata di pomodori, pode-se fazer com vários temperos ou até sem nada. Uso o meio termo, coloco pouco sal e o perfume do manjericão para depois poder usar livremente. O prazer de ter a conserva em casa não tem preço. Sem falar do sabor que é outra coisa. Use tomates maduros, ideal seria o tipo italiano, como usa uma amiga que mora em São Paulo, outra que mora em Livramento no RS também encontra tomates perfeitos, melhor ainda os de verão que pegam mais sol. Se os tomates não forem bem doces, pode-se colocar também uma colher de açúcar que diminui bastante a acidez e não altera o sabor. Aqui geralmente se faz em julho e agosto quando os tomates estão bem maduros e os melhores são do tipo alongado ou san marzano.

Se você não quiser esterilizar, pode fazer em menor quantidade e guardar na geladeira (obviamente dura menos), ou senão congelar, mas atenção, não use formas de alumínio;).

passata1new

 

Ingredientes
3 kg de tomates maduros
folhas de manjericão
1 colher de sopa (rasa) de sal
3 colheres de sopa de azeite

Preparo
Lave os tomates, tire as pontas e corte em pedaços.
Coloque em uma panela grande (de preferência de inox) e depois junte o sal, o azeite e o manjericão. Deixe ferver mexendo com uma colher de pau para passar os de baixo para cima e vice versa até ficarem bem macios e evaporar um pouco da água do tomate (cerca de 30 minutos). Deve ficar bem “polposo”.
Retire do fogo.
Passe tudo em uma peneira, ou no “passa verdura”, que retira só a casca.
Coloque nos vidros já fervidos e esterilizados com a ajuda de um funil.
Feche os vidros e coloque-os em uma panela grande. Forre o fundo com um pano de prato, e ponha outros panos entre os vidros. Cubra com água e deixe ferver por 30 minutos (a partir do início da fervura).
Deixe esfriar completamente, retire os vidros, controle que estejam bem fechados e depois guarde-os em um ambiente fresco e escuro.
Dura até um ano.

 

Questa voce è stata pubblicata in arqueologia culinária, vegetariano, verduras/verdura e contrassegnata con , , , . Contrassegna il permalink.

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

w

Connessione a %s...