Receita típica dos anos 70 (outra arqueologia culinária), provei neste sábado e todo mundo gostou. A receita é da blogger Artemisia, eu modifiquei algumas coisas para facilitar a preparação e é uma ótima sugestão para quem adora comida com gostinho alcoólico (eu!). Falando do caldo: eu preparo o caldo em casa com a carne e alguns legumes, mas obviamente fica a seu critério :).
Ingredientes
500g de arroz arbóreo
½ cebola picadinha
2 colheres de sopa de azeite
½ copo de vinho branco seco
½ copo de uísque
½ copo de leite integral
100g de queijo parmesão
100g de presunto tipo parma
2 colher de sopa (rasa) de manteiga
Para o caldo de carne
200g de carne bovina
½ cebola
1 cenoura
3 tomates picados
salsinha
Leve todos os ingredientes para ferver com cerca de 2 litros de água, pelo menos por ½ hora. Esmague os legumes na parede da panela para soltar o gosto. Salgue levemente. Depois coe para usar no risoto.
Preparação do Risoto:
1. Pique a cebola e leve refogar com o azeite, junte o arroz e deixe ficar bem brilhante (cuide para não queimar), acrescente o vinho branco e deixe evaporar.
2. Agora, mexendo sempre, junte o caldo de carne aos poucos, e quando o arroz estiver ainda duro, junte o leite, a manteiga, a metade do uísque e a metade do parmesão.
3. Continue a cozinhar juntando o caldo (não pode ficar seco!) quando for preciso. Quando o arroz estiver cozido tire do fogo.
Junte o presunto parma cortado em tirinhas e resto do parmesão.
Agora deve-se “flambar” o risoto: à parte, aqueça a outra metade do uísque, queime o álcool e disponha sobre o risoto na hora de servir!!! É muito bom mesmo!!