A receita deste maravilhoso arroz é da amiga libanesa Graziella. É típica do Líbano e serve-se acompanhado de saladas e batata frita. O pinóli pode ser substituído por qualquer fruta seca: nozes, castanha do Pará, amêndoa e até pinhão cozido. Pode não ser “libanês”, mas fica sempre excelente.
Ingredientes
500 g de arroz
200 g de carne moída de primeira qualidade
600 g de sobrecoxas de frango
2 cebolas grandes
3 colheres de azeite
canela em pau e em pó
50 g de pinóli
100 g de amêndoas sem casca levemente tostadas
50 g de pistache picadinho
salsinha picada
Preparo
Prepare o frango: Faça um caldo com o frango e os seguintes temperos: cebola inteira, canela em pau, sal e pimenta preta. Depois retire a cebola e corte o frango em pedaços eliminado ossos e pele (não desfie). Deixe o frango dentro do caldo, para não ficar seco.
Em uma panela larga, refogue a carne moída com azeite, meia cebola picada, sal e pimenta do reino. Quando estiver bem cozida, junte o arroz e cozinhe com o caldo do frango.
O arroz deve ficar mais sequinho.
Montagem do prato:
Coloque o arroz com a carne moída em um refratário, cubra com o frango temperado polvilhe com pimenta preta.
Por cima coloque os pinóli (ou castanhas) fritos, as amêndoas, os pistaches e a canela em pó. Complete com a salsinha e um fio de azeite.
Pinóli frito
Para fazer o pinóli deve-se esquentar o óleo em uma panelinha e fritá-los retirando logo que dourar (poucos segundos). Pode-se também dourar os pinólis em uma frigideira antiaderente sem gordura (fiz assim). Se usar as castanhas, pique-as e leve ao forno por uns minutos para dourar e empregue.
Olá Jane,
Nossa que parece muito bom. Adoro arroz com amêndoas e pistache, gosto de frango e de carne moída e de canela imagine tudo junto! Vou testar.
Beijo