Para os que gostam deste queijo esta massa é uma delícia. Muito usada por aqui principalmente no inverno; o gorgonzola é um dos queijos mais consumidos na Itália, tem o picante e o doce que é mais suave, a escolha fica a gosto. Este é um prato muito fácil de fazer, o molho pode ser feito enquanto ferve a massa. Em menos de meia hora está tudo pronto! Depois da receita a sommelier Nícia dá as dicas do vinho para acompanhar esta delícia!
Ingredientes
500g de massa
250 g de queijo gorgonzola
200 g de creme de leite fresco
2 colheres de óleo
30 g de parmesão ralado
50 g de nozes
sal e pimenta preta
Preparo
Enquanto a massa cozinha, prepare o molho: Com o fogo bem baixo, em uma panela larga, ponha o gorgonzola em pedacinhos e o creme de leite fresco até derreter. Junte o parmesão e as nozes picadas e reserve.
Quando a massa estiver “al dente”, reserve uma xícara da água da massa.
Escorra e junte ao molho, accrescentando a água reservada até ficar cremoso: não deve ficar seco.
Ao servir junte mais parmesão por cima e pimenta preta.
Vinhos: Quanto ao vinho, acho que o tinto não é a melhor pedida.O gorgonzola é um queijo de difícil harmonização devido ao famoso mofo que lhe confere uma coloração azulada. Qualquer vinho tinto vai proporcionar um sabor final meio amargo. Se for para acompanhar somente o queijo, as melhores opções, por incrível que pareça, são vinhos fortificados e adocicados como o vinho do Porto, por exemplo. No caso da massa, que envolve molho com creme e o queijo, eu sugiro um vinho branco aromático levemente adocicado como o gewurztraminer, moscatel, torrontés, viognier. (Nícia)