Típica de Roma, esta “minestra” é um prato especial para os dias de frio, é um prato que tem como base o grão-de-bico. É um prato rústico e muito substancioso, com ingredientes pobres, muito usado na Itália desde os tempos mais difíceis e que hoje agrada a todos pela simplicidade. Se for usado o grão-de-bico cru, precisa-se deixar de molho com bicarbonato e depois cozinhar o tempo necessário com alguns temperos. Eu uso em lata, que é muito bom, fácil, e não altera o gosto. Não pode faltar o alecrim que dá o gosto especial. Experimentem que vale a pena!
250 g de grão-de-bico cozido (pode ser em lata)
300 g de massa de formato pequeno ou espaguete em pedacinhos
4 colheres de sopa de azeite
50 g de bacon picadinho
2 dentes de alho
2 tomates grandes, sem casca e picados
pimenta do reino
3 raminhos de alecrim
Preparo
Em uma panela grande e larga refogue no azeite o alho e o bacon.
Depois junte os tomates sem casca e bem picadinhos, o alecrim e deixe por 5 minutos em fogo alto.
Acrescente ao refogado a lata de grão de bico (escorra o líquido da lata) e a mesma quantidade de água.
Deixe ferver por 5 minutos. Acrescentar mais duas medidas de água aproximadamente, e quando ferver ponha a massa, que deve cozinhar no molho.
Mexa para não grudar.
Essa “minestra” deve ficar como uma sopa cremosa. Por isso é importante a quantidade de água, nem muita, para não ficar aguado e nem pouca para não ficar seco e cru.
Quando a massa estiver cozida al dente, desligue e junte mais um fio de azeite cru e pimenta preta moída na hora e uns galhinhos de alecrim. (Não se usa queijo!)