A minha moqueca

Para uma boa moqueca precisa-se de vários temperos, mas nem sempre é possível, por isso tento me adaptar acentuando mais os sabores que disponho em casa. Assim fiz o leite de coco em casa que dá um sabor essencial, além de colocar outros truques das inúmeras receitas de amigos, parentes e internet. Sirva com arroz branco e pirão feito com o caldo de peixe.

Moqueca finalizada

Ingredientes
1,5 Kg de peixe (namorado, garoupa ou peixe branco) cortado em postas com a pele, cabeça e rabo (limpo e sem escamas) 
2 cebolas grandes
3 dentes de alho
2 tomates grandes maduros
1 colher de (chá) extrato de tomate
1 pedaço de abóbora (200 gramas)
1 pimentão amarelo
pimenta malagueta, dedo de moça, biquinho… a que preferir
6 colheres de sopa de azeite de oliva
coentro fresco
salsinha
limão thaiti
sal e pimenta
castanha de caju torrada (sem sal)
200g de coco fresco
300g de camarão com casca

Roteiro de ação
Para começar prepare o leite de coco que pode ser feito até um dia antes. Depois o caldo de peixe que servirá para preparar o pirão de acompanhamento e enriquecer a moqueca. Por fim, prepare o molho com o peixe e complete a receita.

Leite de coco caseiro

Para o leite de coco:
1. Rale 200g de coco fresco e coloque no liquidificador com 1 xícara de água morna. Bata bem, se ficar denso acrescente mais água cuidando para não ficar muito denso nem aguado.
2. Agora coe com uma peneira fina ou através de um pano fino (tipo tecido de fraldas). Dá mais ou menos 300 ml de leite de coco. Reserve.

Agora prepare o caldo de peixe:
Coloque em uma panela com água fria, cortado em pedaços, uma cebola, um tomate, a abóbora, salsinha, sal e pimenta. Junte a cabeça e o rabo do peixe e uma colher de azeite. Leve ferver em fogo baixo por 20 minutos mais ou menos. Controle o sal.
Nota: para fazer o pirão, simplesmente coa os ingredientes, junte 1/2 xícara de leite de coco eacrescente a farinha de mandioca aos poucos até dar o ponto de uma “polentinha” mole.

Caldo de peixe

Marinar o peixe
Coloque as postas para marinar com sal e suco de 2 limões tahiti.

Comece a preparar o molho da moqueca:
1. Em uma panela larga e baixa de preferência (usei uma de cerâmica), coloque 4 colheres de azeite e frite a cebola picadinha, o alho, os tomates, o extrato e o pimentão. Refogue mexendo sempre e acrescente o coentro e a salsinha.
2. Junte uma concha do caldo de peixe filtrado e depois bata tudo no liquidificador (usei o mixer direto na panela).

Base para fazer a moqueca

3. Agora com um molho cremoso e abundante acomode as postas de peixe previamente marinadas.
4. Junte 1 xícara de leite de coco e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos com panela tampada! Cuide para não grudar, se ficar seco junte caldo de peixe filtrado, a moqueca deve ficar cremosa e não aguada.

Farofinha das castanhas de caju


5. Um pouco antes de servir (3 minutos) coloque os camarões com casca sobre os peixes e mais um fio de azeite e coentro picadinho.
Finalize com a castanha de caju batida no liquidificador por cima de tudo! Não esqueça de colocar pimenta de sua preferência.

Moqueca pronta

Lascia un commento